Comunicação Digital para Arenas e Estádios
Arena Fonte Nova
A Arena Fonte Nova conta com o sistema SmartPTT para organizar e gerenciar a comunicação digital em suas dependências em grandes eventos, como jogos de futebol e shows. O estádio foi o primeiro dentre os que receberão a Copa do Mundo 2014 a implementar o software, que auxilia no controle rápido e preciso de diversas equipes de trabalho espalhadas pelo local.
O sistema foi testado e aprovado no local e na Arena Pernambuco durante a Copa das Confederações e apresenta o modo Capacity Plus como operador do sistema, que conta com 101 rádios comunicadores, um radioserver e quatro repetidoras DGR6175, que operam via IP como se fossem uma só gerando 8 canais de comunicação simultâneos. Os rádios conseguem escolher um dos canais disponíveis, sem precisar de intervenção humana para a seleção.
Com a junção da função modo mudo avançado e o console de operações customizadas, que é criada pelo próprio operador, é possível controlar o volume das chamadas. Assim, o áudio de todos grupos permanecerá inativo para chamadas entre rádios. Ou seja, o Operador irá ouvir somente chamadas que são endereçadas a ele ou de grupos dos quais ele participa.
O console permite enviar chamadas para diversos grupos ao mesmo tempo, além de armazenar as chamadas perdidas para o operador escutar quando finalizar alguma conversa. No caso da Arena Fonte Nova, dois operadores trabalham dando ordens e respondendo às chamadas.
Arena Pernambuco
|
Sistema: comunicação via rádio digital Motorola MOTOTRBO
Equiptos: 4 repetidoras operando em conjunto e mais de 100 rádios Cobertura: estádio para 46 mil pessoas Funções: GPS, voz, dados, registro de eventos, Destaques: console de operações customizado, controle de volume por grupo e modo mudo avançado Ano / Local: 2013 / Recife |
O sistema de comunicação via rádio utilizado pela Arena Pernambuco foi elaborado nos mesmos moldes que o desenvolvido na Arena Fonte Nova. Todo o esquema foi organizado pensando em grandes eventos como show e partidas de futebol.
No caso, o SmartPTT opera em 4 repetidoras MOTOTRBO DGR6157 conectadas entre si via IP, gerando assim 8 canais simultâneos de comunicação. Para gerenciar tais chamados e dar ordens, dois operadores trabalham no local.
Toda a comunicação do sistema pode ser dividida em grupos, facilitando as chamadas e toda conversa profissional entre funcionários de uma mesma equipe. Além disso, a tecnologia presente no equipamento consegue silenciar determinados grupos ou chamadas para priorizar determinados assuntos, e retomar as chamadas perdidas posteriormente.
Arena das Dunas
|
Sistema: comunicação via rádio digital Motorola MOTOTRBO
Equiptos: 4 repetidoras (8 canais) e mais de 100 rádios Cobertura: Todo o estádio, com capacidade para 42 mil pessoas Funções: voz, dados, GPS, registro de eventos Destaques: controle de volume por grupo, console de operações customizado, e modo mudo avançado Ano / Local: 2014 / Natal |
A Arena das Dunas seguiu o mesmo plano de comunicação estabelecido nas Arenas Fonte Nova e Pernambuco. Com base nas necessidades de um estádio de tal porte, a CDC planejou o sistema de comunicação do local, priorizando a comunicação via rádio comunicador.
Com o uso do SmartPTT, as informações das 4 repetidoras, que totalizam 8 canais, são operadas por um único funcionário, que pode escolher quais grupos ou chamadas priorizar. Assim, o operador não fica ouvindo diversas chamadas ao mesmo tempo e sem entender nenhuma.
As inovações do sistema também possibilitam a customização do console, que pode ser programado conforme a necessidade do operador, além de registrar chamadas perdidas enquanto ele conversava em outro canal.
Para saber mais sobre as soluções de comunicação digital que a CDC pode oferecer para sua empresa entre em contato.