Uma das grandes questões na administração de condomínios residenciais na atualidade está relacionado ao uso de rádios comunicadores nesses locais. Comprar ou alugar rádios para condomínios residenciais é sempre uma decisão complexa, pois, envolve custos e isso deve ser comparado aos benefícios do uso dos mesmos.
Para responder ao questionamento sobre comprar ou alugar rádios para condomínios residenciais, os gestores desses condomínios residenciais devem comparar os custos com a contratação de planos de celular/telefonia fixa para a comunicação interna, por exemplo.
Identificado que os custos com os rádios comunicadores serão menores em comparação aos de telefonia, é chegada a hora de analisar o investimento e custos fixos na compra e na locação dos equipamentos.
O que levar em consideração na decisão de comprar ou alugar rádios para condomínios residenciais
A administradora deve considerar os seguintes aspectos na hora de optar por comprar ou alugar rádios para condomínios residenciais: quantidade de colaboradores no condomínio, se são terceirizados ou contratados pelo prédio, a permanência dos mesmos no ambiente, se essa comunicação será integrada em todas as equipes (zeladoria, limpeza e conservação, segurança, garagistas, etc.).
Com base nesses dados, o síndico ou administradora deve verificar os valores acerca da aquisição dos equipamentos — com base na quantidade e no modelo que melhor atenderá a demanda — e os valores na locação dos equipamentos. Com os valores em mãos, outros fatores devem ser considerados na hora da tomada da decisão de comprar ou alugar rádios para condomínios residenciais.
No caso da aquisição, em primeiro momento será necessário um investimento inicial substancioso, pois, os aparelhos têm custo médio que varia de R$ 200 para mais, sendo necessário somar a quantidade de unidades a serem utilizadas no condomínio, sem deixar de contabilizar alguns aparelhos de reserva ou para atender a chegada de novos funcionários.
Somado a esse investimento, é necessário criar uma reserva para manutenção desses aparelhos, sendo que esse cuidado deve ocorrer apenas em assistências autorizadas da marca do equipamento adquirido.
No caso da locação, a quantidade de aparelhos pode ser definida com a ajuda de uma consultoria prestada pela empresa especializada na atividade. Outro ponto de destaque refere-se à manutenção dos equipamentos, que está inclusa no contrato de locação dos rádios comunicadores.
Outros pontos que devem analisados ao optar por comprar ou alugar rádios para condomínios residenciais é que na locação, existem algumas vantagens, sendo elas: disponibilidade imediata dos equipamentos; baixo custo de investimento mensal; assistência técnica inclusa no contrato de locação; substituição imediata dos equipamentos em caso de defeito, entre outras.
Já no caso da compra, é necessário avaliar o valor do investimento inicial, atentar-se a manutenção e os cuidados com os equipamentos, verificar as constantes mudanças propostas pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), etc.
Onde encontrar uma empresa para comprar ou alugar rádios comunicadores para condomínios?
Hoje, diversas empresas ofertam serviços acerca de rádios comunicadores. Procure por prestadores de serviços que atuem com equipamentos de qualidade e ofertem às duas modalidades de serviços — compra ou locação. A decisão de comprar ou alugar rádios para condomínios residenciais deve ser pautada na premissa do que fará a gestão mais efetiva.